Picles clássico e Sweet relish

inside_piclespost

Eu sempre fui dessas pessoas que tira o picles de todo e qualquer sanduiche, mas depois da nossa viagem pelos “States” não teve jeito, comecei a apreciar o tal pepino em conserva. Para todo lado víamos potes e potes de picles e os sanduíches vinham com um belo dum pedaço como acompanhamento.

Esse tipo de conserva é feito há milhares de anos, em todo o mundo, para auxiliar na preservação dos alimentos, principalmente dos vegetais, que são muito perecíveis. O processo é super simples e resulta num ótimo complemento para sanduiches de todos os tipos. Pode-se fazer picles de qualquer coisa: cenoura, cebola, beterraba; mas para essa nossa primeira investida escolhemos o clássico pepino e uma variante de-li-ci-o-sa que é o sweet relish, um molho de pepino agridoce que conhecemos no jogo dos SF Giants. Pesquisamos algumas versões na internet e adaptamos. Vale destacar que essas receitas levam temperos que podem ser usados conforme o gosto de cada um, há possibilidades infinitas de combinações, pode-se aumentar/diminuir as quantidades, as variedades, etc.

Vamos lá, sem preguiça hein?!

1) Picles clássico

Antes de começarIngredientesProcedimento

Você vai precisar de 1 pote de vidro com tampa (tipo esses de azeitona) ou quantos forem necessários, conforme a quantidade que esteja fazendo. É preciso esterilizá-lo, mas isso é fácil: lave-o e mergulhe-o aberto, a tampa também, em uma panela com água em ebulição e deixe-o ferver por 15 minutos, cuidado na hora de tirar, use uma pinça! Coloque-os com a boca para cima sobre um papel toalha ou pano bem limpo e deixe secar naturalmente.

2 pepinos tipo caipira (são aqueles menores, mais gordinhos e mais claros)

1 xícara de vinagre de maçã

1 xícara de água

1 colher (sopa) de flor de sal (ou qualquer sal mais puro, dizem que o sal comum deixa a água turva)

1 colher (chá) de sementes de coentro

1 colher (chá) de sementes de mostarda amarela

2 dentes de alho descascados

pimenta calabresa a gosto

Nos potes de vidro já secos coloque as sementes de coentro, de mostarda amarela, o alho e a pimenta calabresa. Lave bem os pepinos e corte-os (pode ser em rodelas finas, se quiser mais macio, ou em 6 tiras grossas, se quiser mais crocante, que foi como a gente fez). Os pepinos devem ser colocados bem apertadinhos dentro do pote. Para preparar o brine (o líquido da conserva): em uma panela, coloque a água, o vinagre e o sal, deixe ferver por aprox. 1 minuto Ainda quente jogue o brine dentro do pote com os pepinos até uns 5 mm da boca. Os pepinos devem ficar totalmente cobertos. Tampe e bata um pouco os potes sobre a bancada para retirar bolhas de ar que possam ter ficado. Tá pronto! Agora é só deixar na geladeira por, no mínimo, duas semanas. Quanto mais tempo ficar curtindo, mais apurado fica o sabor e mais curado fica o pepino. Se quiser que dure mais tempo, mesmo fora da geladeira, basta ferver os potes prontos por aprox. 10min, até que o meio da tampa seja sugado para dentro do vidro (se isso não acontecer, é preciso guardar na geladeira mesmo)

2) Sweet relish

Antes de começarIngredientesProcedimento

Conforme orientado na receita do picles clássico.

4 xícaras de pepino tipo caipira (são aqueles menores, mais gordinhos e mais claros), sem semente, picado

2 xícaras de cebola picada

1 xícara de pimentão vermelho picado (tem algumas receitas em que se usa, também, essa quantidade de pimentão verde, mas vai do gosto de cada um, a gente preferiu fazer só com o vermelho)

1/4 xícara de flor de sal ou sal marinho ou qualquer outro sal mais puro

1 xícara de açúcar

2 xícaras de vinagre de maçã

1 colher (sopa) de sementes de coentro

1 colher (sopa) de sementes de mostarda

pimenta calabresa a gosto

Colque os vegetais em uma tijela, adicione o sal e cubra tudo com água gelada. Deixe descansar por 2h. Passadas as duas horas, escorra bem e pressione até tirar todo o excesso de água. Em uma panela, coloque o vinagre, o açúcar, as sementes de coentro e mostarda e a pimenta calabresa. Adicione os vegetais. Leve ao fogo e deixe ferver por 10 minutos. Os vegetais irão murchar um tanto e o caldo reduzir. Coloque o preparado nos potes de vidro (pode usar uma espumadeira para que não fique tão aguado). Feche bem e se quiser que dure mais tempo, até mesmo fora da geladeira, basta ferver os potes prontos por aprox. 10 min, até que o meio da tampa seja sugado para dentro do vidro (se isso não acontecer, é preciso guardar na geladeira mesmo).

 

 

 

Gostou? Então compartilhe...Share on Facebook19Pin on Pinterest3Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on Yummly0Email this to someonePrint this page

Comentários

comentários