Pão doce da vovó Olinda

inside_postpaodoce

Essa receita é muito especial, tem aquele gostinho de infância… e não só da minha e da minha irmã, mas da minha mãe também. Minha avó sempre foi a definição de pôr a mão na massa, até que a idade chegou e,  hoje, ela não consegue mais fazer muita coisa; mas os herdeiros mais entusiastas assumiram as receitas e hoje perpetuam a arte da dona Olinda.

Essa que vou passar para vocês é tradição aqui em casa. Quando eu e minha irmã éramos pequenas, minha mãe sempre fazia e nos incentivava a ajudá-la, sovávamos a massa, jogávamos a farinha, o chocolate… Enfim, esse pão doce, como a gente carinhosamente o chama, faz parte da gente. Minha irmã tem crises de abstinência, para vocês terem uma noção, e é uma daquelas comidinhas reconfortantes, delícia para um lanche da tarde.

Vamos à receita! Quero ver quem vai fazer e me convidar para um cafézinho…

ApetrechosIngredientesProcedimento

Liquidificador

Rolo de abrir massa

Assadeiras

1 lata de leite condensado (tem que ser a lata, pois os alguns ingredientes serão medidos com ela)

1 lata de água morna

2 tabletes de fermento biológico fresco

4 ovos

1 colher (chá) de sal

8 xícaras de farinha de trigo

1/4 de lata de óleo

Achocolatado em pó (pode usar chocolate em pó, mas tem que adicionar um pouco de açúcar para que fique meladinho)

Para pincelar:

2 gemas levemente batidas (pode ser com um garfo)

1 colher (sopa) de manteiga derretida.

Bata, no liquidificador, todos os ingredientes, menos a farinha, por 15min. Coloque essa mistura em uma tijela grande e adicione a farinha aos poucos, sempre mexendo. Quando formar a massa, sove bem sobre a bancada.

obs: Como a gente comprou, recentemente, uma KitchenAid, temos usado ela para bater a massa. Quem tiver uma batedeira semelhante, use-a, fica um pouco mais fácil e a massa fica ótima (a única diferença é que só da para fazer meia massa de cada vez). Coloque no bowl os ingredientes já passados no liquidificador  e vá batendo, usando o gancho para massa, e acrescentando a farinha, até que o bowl fique limpinho, sem massa grudada (se precisar, adicione mais um pouco de farinha).

Divida a massa em 6. Cada parte deve ser aberta, não muito fina, e o achocolatado deve ser espalhado em toda a superfície da massa (coloque o quanto quiser, eu gosto com pouco, mas tem gente que gosta do chocolate escorrendo…rsrsrs… se você for dessas pessoas, manda ver!), Dobre as beiradas e enrole. Coloque os rocamboles nas assadeiras e cubra-os com um pano limpo. Deixe crescer por aprox. duas horas. Aqueça o forno. Pincele os rocamboles com a mistura de gemas batidas e manteiga e leve ao forno médio até que assem e fiquem dourados (aprox. 20min).

obs: No quesito forno, cada um tem o seu, né? Então procure controlar a temperatura, os rocamboles não podem dourar muito  rápido, senão o pão fica cru; avalie conforme for assando.

Aproveite!

 

 

Gostou? Então compartilhe...Share on Facebook70Pin on Pinterest6Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on Yummly0Email this to someonePrint this page

Comentários

comentários