Plitvička jezera, a Croácia para além das praias

Em setembro de 2013, durante nossa viagem com meus pais pela Croácia, resolvemos incluir no roteiro Plitvice Lakes. Era uma opção diferente do que só conhecer cidades e, já que estávamos por ali, não podíamos deixar de passar. Além disso, minha mãe andava com uma veia aventureira (normalmente ela procura pelas lojinhas) e nós aproveitamos para fazer uma parada em meio à natureza.

O parque nacional Plitvička jezera, fundado em 1949, encontra-se na área central do país, próximo à fronteira com a Bosnia-Herzegovina, à beira do Mar Adriático. Foi adicionado à lista de Patrimônio Mundial da UNESCO em 1979, entre os primeiros sítios naturais. A beleza do local é realmente de cair o queixo: lagos de águas verde-esmeralda, cachoeiras e uma mata praticamente intocada.

No dia da nossa visita, o tempo não colaborou muito, o céu estava um pouco nublado, mas ficamos imaginando aquilo tudo em um dia lindo de sol. Como o parque fica numa área montanhosa, ele possui uma parte alta e uma parte baixa. O passeio pelos lagos é dividido em trechos de aproximadamente 2h, mas, para aqueles que tiverem tempo, é possível percorrer toda sua extensão.

slide5_postplistvice

Nós optamos pelos lagos altos. Para chegar lá, os visitantes são levados  em pequenos ônibus por entre a floresta. O caminho para descer passa tanto por trilhas como por pasarelas sobre as águas, tão lindo! A caminhada é longa, mas a cada passo o visual é totalmente diferente e encantador, sem falar do ar, ótimo para dar aquela limpada nos pulmões. Não se pode entrar nos lagos, em nenhuma época, mas que dá vontade dá viu?! Meu pai não resistiu, chegou até a beirada e… não, ele não pulou…mas encheu a mão daquela água limpiiiinha e jogou no rosto. Já vi fotos do local no inverno, tudo coberto por neve, super bonito, mas não sei se o parque é aberto. Quem for à Croácia não deixe de visitar, são locais como esse que nos fazem lembrar quanta beleza existe nesse mundão.

slide6_postplistvice

Gostou? Então compartilhe...Share on Facebook25Pin on Pinterest2Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on Yummly0Email this to someonePrint this page

Comentários

comentários