San Pedro de Atacama – infos gerais

Principal destino turístico do deserto, San Pedro de Atacama está localizado a 1630 Km de Santiago. Com pouco menos de 2000 habitantes, esse pequeno povoado é o ponto de partida para as atracões da região.

Apesar do que a princípio possamos pensar, a cidade possui uma infraestrutura fantástica, com hotéis e restaurantes para todos os bolsos e gostos, e possui inúmeras agências oferecendo passeios, translados e guias.

Como todos os centros urbanos, por menores que sejam, San Pedro também cresceu nos últimos anos, mas continua mantendo o charme do interior. As ruas do centro são estreitas, e a maioria delas é apenas para pedestres. Se você estiver de carro, provavelmente vai ter que dar a volta na cidade, por fora, até encontrar o melhor lugar para estacionar ou para ter acesso ao seu hotel.

O lugar onde nos hospedamos tinha um grande estacionamento, então o carro ficava parado lá mesmo, só saindo para os passeios fora, já que é possível percorrer o povoado todo a pé.

A principal rua chama-se Caracoles, é nela onde se encontram restaurantes, lojinhas, sorveterias, agências, e, como a maioria das as vias, ela é toda de chão batido. A iluminação é feita por meio de postes com uma fraca luz amarela, à noite fica bem encantador.

San Pedro de Atacama - informações gerais

Grande parte das casas ainda é de adobe, outras apenas mantiveram o aspecto. A cidade possui uma pracinha (claro) onde se encontra a igrejinha (óbvio), que está sendo restaurada, e em uma das ruas adjacentes tem um pequeno posto de saúde, o correio e o museu arqueológico.

O tempo em San Pedro de Atacama é sempre ensolarado, e quente, de dia e muito estrelado, e frio, à noite. Dependendo da época do ano as temperaturas são mais baixas ou mais altas, vale acompanhar se estiver planejando ir por aquelas bandas, mas basicamente é isso.

No dia em que chegamos, deixamos a tarde livre para descansarmos, afinal, estávamos a quase 2500 metros de altitude, depois de 3 dias de viagem.

Confesso que fiquei bem estranha nessa tarde… sabe quando você acorda cedo demais depois de uma festa daquelas?! Essa era a minha sensação… Não conseguia ficar de olhos abertos, mas tinha um sono bem perturbado. Para cada um é diferente: algumas pessoas sentem dor de cabeça, outras um pouco de falta de ar, mas nada assustador, basta separar um tempinho para aclimatação. E não esqueçamos que o Atacama é o deserto mais seco do mundo.

Uma dica que acho importante: não tenha todos os dias lotados de passeios, deixe um tempinho para descansar, pois as atividades são, em sua maioria, bastante puxadas, fora que o calor, a variação de pressão e a secura exigem mais do nosso corpo.

Nós passamos 4 noites em San Pedro, conseguimos visitar muita coisa e ainda curtir a piscina do hotel, passear sem horário pela cidade, curtir o jantar… esse pequeno povoado permite tudo isso. Aproveite!

San Pedro de Atacama - informações gerais

Gostou? Então compartilhe...Share on Facebook16Pin on Pinterest3Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on Yummly0Email this to someonePrint this page

Comentários

comentários