Atacama, o céu é o limite

O Atacama é considerado um dos melhores lugares do mundo para a observação de estrelas, planetas e astros. A baixa umidade, a altitude superior a 2400 metros e a ausência de luz artificial propiciam um espetáculo natural. O Chile tem-se tornado referência mundial nesse campo, inclusive o maior projeto astronômico do mundo, chamado ALMA, foi instalado ali e conta com 66 telescópios de alta precisão, resultado de uma parceria entre Ásia, Europa e América do Norte.

Sabendo disso, ficamos muito empolgados para fazer um tour astronômico, pesquisamos na internet as opções abertas ao público e, dentre elas, havia uma mais científica e outra mais mística. Escolhemos a empresa SPACE, que realiza o tour mais científico,  fizemos contato por email e a única condição para confirmar nossa pré-reserva foi nos apresentarmos na sede da empresa antes das 15h no dia do passeio para efetuar o pagamento, o tour custou $18000 pesos chilenos.

Tudo certo? Quase, como esse tour depende de condições metereológicas ideais, a responsável pela empresa pediu para que voltássemos por volta das 18:00 para confirmar que o tour poderia ser realizado, pois se o céu estivesse nublado teríamos que cancelar o passeio. Vale ressaltar que, em noites de lua cheia, o tour não acontece devido ao excesso de luminosidade, que prejudica a observação.

Tour e horário confirmados, chegamos, às 22:45, ao local combinado: uma esquina ao final da Caracoles, onde um ônibus pegaria todos os aventureiros noturnos. O trajeto é curto, aproximadamente 20 minutos passando, também, por uma estrada de terra compactada. Ao chegarmos ao observatório, percebemos que o silêncio e a escuridão total tomavam conta do lugar, o céu estava espetacular. Dez telescópios, apontados para pontos estratégicos garantiriam a nossa diversão. Fomos recepcionados pela nossa guia, que foi super simpática e nos deu várias explicações. De posse de um laser muito potente ela rabiscava o céu nos ensinando como nos orientar pelas estrelas e nos mostrando as posições dos signos e dos astros.

Atacama - tour astronômico da SPACE

Durante nossa aula de astronomia, nos foi apresentado um aplicativo muito interessante chamado Astro3D+, que com a combinação de sua posição GPS atual, acelerômetro e a câmera do celular ele te informa quais astros que você observa no céu… Fala sério! Quem nunca olhou para o céu e quis saber o que era aquele ponto brilhante?

Como o Astro3D+ é pago e, por enquanto, só tem para IOS, tem também a opção do SkyORB, gratuito e disponível para dispositivos Android, iOS e Windows phone, vale a pena conferir.

Para baixar no link correspondente ao seu dispositivo:

AndroidiOSWindows Phone

Existem vários outros, vale dar uma pesquisada e testar para ver de qual você gosta mais.

Atacama - tour astronômico da SPACE

Além de ver, claramente, várias constelações, o ponto alto da noite foi, sem dúvida, observar a lua, pois, com a ajuda do telescópio, conseguimos tirar fotos desse satélite, como se estivéssemos bem de perto. O guia te orienta e configura a sua máquina ou celular para obter o resultado ideal. Essa aqui foi a que a gente tirou, muito massa…

Atacama - foto da Lua - tour astronômico da SPACE

Ao final de tudo, é servido chá de coca, chocolate-quente ou café, para aquecer o frio da noite desértica do Atacama. A propósito: à noite faz muito frio no deserto, muito mesmo, ainda mais em locais longe da cidade. Não desconsidere as orientações de ir bem agasalhado, com casaco pesado, touca, luva, cachecol, meia e calça grossa (por baixo é bom usar ceroula, para os meninos, calça legging ou meia-calça, para as meninas). Na hora do tour eles entregam uma mantinha, pegue-a, assim você vai poder realmente curtir o momento sem ficar batendo o queixo.

Gostou? Então compartilhe...Share on Facebook25Pin on Pinterest2Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on Yummly0Email this to someonePrint this page

Comentários

comentários