Receita de esfirra – Perpetuando tradições

Esfirra árabe tradicional

Esfirra árabe tradicional – confira a receita. fácil e deliciosa!

A minha avó por parte de mãe é de origem sírio-libanesa, e a família toda sempre foi acostumada com fartos encontros a base de comida árabe. Esfirra, quibe, charuto, tabule, arroz com lentilha, beléua… todas essas delícias também fizeram parte da minha infância e da minha irmã, foram esses os principais pratos que minha mãe sempre fez para nós, com a nossa pequena ajuda aqui e alí.

Quando ficamos maiores, acabou que cada uma pegou um prato “favorito” para chamar de seu…Eu fiquei com a esfirra, minha irmã com os charutos e minha mãe com o quibe…mais ou menos isso… Aí, quando o programa é fazer almoço árabe, cada uma fica encarregada de um prato.

Aqui em casa também já integramos a comida árabe ao nosso dia-a-dia. Eu continuo com a esfirra, o Elysio se especializou no quibe e, como ele ama fazer pão, se aventurou no pão árabe caseiro, conforme já postamos… já fez hommus, baba ganoush… prometo que qualquer hora dessas compartilharemos o passo-a-passo destes também.

Vou passar para vocês uma receita que teve algumas adaptações minhas à original da minha vó, já fiz tantas vezes que já percebi que algumas quantidades, por exemplo, podem ser mudadas para não haver sobra. As mudanças são pequenas, então podem ter certeza de que, ao final, terão uma esfirrinha árabe mesmo.

Vamos à receita!

IngredientesProcedimentoMontando e assando as esfirras

Para a massa:

3 xícaras de leite morno

1 xícara (menos 1 dedo) de óleo – já fiz com azeite e a massa fica super saborosa, pode substituir.

2 colheres (sopa) de açúcar

60g de fermento biológico fresco (se for usar o seco verifique as proporções na embalagem)

1 colher (sopa) de sal

1 kg (aprox.) de farinha de trigo (mais um pouco para polvilhar na bancada quando for abrir a massa)

 

Para o recheio:

400 g de carne moída (de patinho, de preferência – o corte,  não o animal…rsrs)

4 tomates médios

2 cebolas médias

caldo de 2 limões

Folhas de hortelã, salsa e cebolinha picadas (a gosto)

sal (a gosto)

Para a massa:

Em uma vasilha grande, misture o fermento, 1 copo de leite morno e 1 colher de açúcar e deixe o fermento ativar por aprox. 10min. Adicione o restante do leite e do açúcar, o óleo (ou azeite) e o sal. Misture. Vá colocando a farinha aos poucos,  até o ponto em que, ao sovar, a massa desgrude da vasilha. Ela fica bem macia. Deixe-a crescer tampada com papel filme até dobrar de tamanho.

Para o recheio:

Retire as sementes dos tomates e corte-os em cubinhos, corte da mesma forma as cebolas. Misture os demais os ingredientes. Se possível, deixe o recheio pronto antes de começar a fazer a massa, assim o sabor vai ficar mais apurado.

Recheio de esfirra - delicioso!

Divida a massa em aprox. 6 partes e vá abrindo cada uma bem fina. Corte círculos e coloque aprox. 1 colher (chá) cheia de recheio  – essa quantidade vai variar conforme o tamalho do seu círculo (pode fazer maior ou menor), essa medida é para um corte de aprox. 9cm de diâmetro, pois a efirra não pode ficar muito cheia, com aquele recheio compacto que vemos por aí, tem que ficar bem leve e delicada. Lembre-se sempre de apertar bem o recheio para escorrer o caldo antes de colocar na massa, senão a esfirra fica molhada e vai abrir quando for assar.

receita tradicional de esfirra. deliciosa!

 

Fiz um esqueminha para vocês poderem ver como é feito o fechamento das esfirras. Apertem bem as juntas.

Dica: como fechar uma esfirra

Coloque as esfirras em uma assadeira untada, alternando a posição dos triângulos para economizar espaço. Aqueça o forno a temperatura média por aprox. 10min. Asse as esfirras até que fiquem douradas.

tradicional receita de esfirra! fácil e deliciosa!

Essa receita rende aprox. 60 esfirras pequenas. Depois de prontas, você pode guardar congeladas por uns 2 meses (eu acho né?!…aqui em casa a gente acaba com elas rapidinho…rsrs)

 

 

Gostou? Então compartilhe...Share on Facebook30Pin on Pinterest6Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on Yummly0Email this to someonePrint this page

Comentários

comentários