Bolo de (muito) chocolate com cobertura de ganache

Quando começa a chegar a época dos aniversários aqui em casa, é preciso pensar no bolo. Pensar com muuuito carinho… Já tem alguns anos que a gente acaba fazendo sempre a mesma torta (qualquer hora dessas passo a receita para vocês), mas esse ano estamos realmente querendo dar uma variada.

Claro que nada se cria, tudo se transforma (ou se copia) nessa vida; então, lá fomos nós à caça de uma receita de bolo de chocolate… mas não qualquer uma, a que desse muita água na boca. E encontramos, no meu queridinho, o Pinterest. A receita base é de uma quituteira gringa a Sally, minha mais nova amiga hehehe.

Claro que a gente sempre procura testar as receitas antes da festa, né? Então, hoje foi o dia!

Esse bolo é um dos mais gostosos que eu já comi. Sabe quando você pensa em um bolo de chocolate, beeem de chocolate, com aquela cobertura de lamber os beiços? é esse. Molhadinho e com muuuuito chocolate, para chocólatras mesmo! olha só!

iubiqui.com - Bolo de Chocolate com Ganache

Fiz a receita do jeitinho que estava indicado, mas é importante fazer algumas observações: Nos EUA eles tem um tal de buttermilk, que nada mais é do que leite talhado. Essa receita leva 1 xícara desse ingrediente, o que você vai fazer é o seguinte: sirva uma xícara de leite (em temperatura ambiente) e adicione 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã, ou qualquer vinagre branco. Deixe descansar por 5min. Pronto, buttermilk. Esse é o mesmo preparado que vai nas panquecas.

Outra coisa, nós usamos cacau em pó 100% puro, sem adição de açúcar, da marca Mãe Terra. É possível encontrá-lo em alguns supermercados. Acreditem, faz diferença, não substituam por achocolatado.

A cobertura e o recheio que fizemos foi de ganache de chocolate, fácil fácil… e linda!

iubiqui.com - Ganache de Chocolate
Vamos à receita!

ApetrechosIngredientesProcedimento
Batedeira, 2 bowls médios, batedor de mão. 

Para o bolo:

1 xícara e 3/4 (ou 220gr) de farinha de trigo

1 xícara e 3/4 (ou 350gr) de açúcar demerara

3/4 de xícara (65gr) de cacau em pó

1 colher (chá) de fermento em pó

2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio

1 colher (chá) de sal

1 xícara (240ml) de buttermilk

1/2 xícara (120ml) de óleo vegetal

2 ovos grandes  (temperatura ambiente)

1 colher (chá) de extrato de baunilha

1 xícara (240ml) de café forte e quente, recém passado (não, o bolo não fica com gosto de café, este apenas acentua o sabor do chocolate).

 

Para a ganache:

1 xícara (240ml) de creme de leite fresco

450 gr de chocolate meio amargo picado

Para o bolo:

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Misture todos os ingredientes secos em um bowl médio, reserve. No recipiente da batedeira, coloque o buttermilk, o óleo, os ovos e o extrato de baunilha. Bata esses ingredientes em velocidade alta, até que fiquem bem integrados. Diminua a velocidade da batedeira ao mínimo e vá adicionando, aos poucos, a mistura de ingredientes secos. Quando estiver bem misturado, adicione o café ainda quente, bata levemente. Unte e polvilhe com farinha uma assadeira de aprox. 30cm de diâmetro (se você tiver daquelas que desmontam, melhor, o bolo e muito molinho e tirar de uma forma comum fica mais difícil, falo por experiência própria, mas se não tiver, vai na assadeira normal mesmo). Asse por aprox. 30min, ou até que, ao enfiar um palitinho, ele saia limpo.

Para a ganache:

Em um bowl, coloque o chocolate picado. Ferva o creme de leite fresco, adicione ao chocolate e tampe, com um prato, por 5min, sem mexer. Ao final desse tempo, bata a mistura com um batedor de mão, começando pelo centro. Quanto mais você bater, mais grossa a ganache vai ficar.

Bom, ainda não sabemos se vamos fazer esse bolo para a próxima festinha, mas fica registrado aqui para quando a gente tiver um daqueles desejos… façam e me contem o que acharam, a gente já se deliciou por aqui. bj!

 

Gostou? Então compartilhe...Share on Facebook41Pin on Pinterest0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on Yummly0Email this to someonePrint this page

Comentários

comentários