3 deliciosas e crocantes receitas de salgadinho de grão-de-bico

 

Oi pessoal!

Para acabar com a ideia de que grão-de-bico só dá para comer se for homus ou na salada, hoje estou passando para deixar uma receitinha super crocante. Com a chegada do fim-de-semana vale começar a organizar o happy hour em casa com a galera ou planejar um fim de tarde jogado no sofá assistindo filmes e mais filmes.

Esse salgadinho é uma boa pedida para esses momentos ou para um lanchinho no meio da tarde, quando bate aquela vontade de um croc-croc.

tostadinho

Tenho 3 opções  já testadas e aprovadas, mas você pode usar a sua  criatividade! vamos lá!

Ingredientes geraisDoce e picanteAo curryPara um gostinho árabeProcedimento geral
  • 500gr de grão-de-bico cru
  • sal

Para 500gr de grão-de-bico:

  • 1 colher (de sopa) de azeite
  • 1 colher (de chá) cheia de alecrim
  • 2 colheres (de sopa) de mel
  • 2 colheres (de chá) do caldinho da pimenta malagueta, isso mesmo, aquela de vidrinho (ou use a de sua preferência: dedo-de-moça, calabresa)

Para 500gr de grão-de-bico:

  • 1 colher (de sopa) de azeite
  • 2 colheres (de chá) de curry
  • 1 colher (de chá) de alecrim

Para 500gr de grão-de-bico:

  • 1 colher (de sopa) de azeite
  • 1 colher (de sopa) de zatar (é uma mistura árabe de temperos, é possível encontrar em lojas especializadas)
  • 2 colheres (de chá) de cebola desidratada

zatar

Deixe o grão-de-bico de molho em água por 12h, faça isso da noite para o dia. Pela manhã, escorra bem, descartando a água. Depois, coloque em uma panela os grãos, uma colher (das de café) de sal e água até, pelos menos, 4 dedos acima dos grãos. Leve ao fogo e deixe cozinhar por parox. 30min no fogo alto ou até que os grãos estejam cozidos, mas ainda firmes . Conforme o grão-de-bico cozinha, você vai ver que se forma uma espuma na superfície da àgua, você deve retirá-la. Aproveite esse tempo para preparar a(s) mistura(s) de temperos à sua escolha 😉

obs: Já cozinhei  o grão-de-bico na panela de pressão, mas é mais difícil controlar o cozimento, eles acabam ficando muito moles e depois demoram mais no forno. Acho que cozinhar na panela de pressão é melhor para outros tipos de preparação.

receitagraodebico

Depois de cozido, escorra bem. Não precisa retirar a pele! Coloque os grãos em uma forma grande o suficiente para que não fiquem muito amontoados uns em cima dos outros. Eles vão encolher no forno, então considere isso também. Se necessário, separe porções menores, você pode aproveitar e fazer cada fornada de um sabor.

graodebico

O tempo necessário para assar o grão-de-bico vai depender um pouco do seu forno. Aqui em casa, para ele ficar bem crocante, colocamos a 250 graus por aprox. 40 min. É importante que, de vez em quando, você abra o forno e dê uma mexida para que os grãos fiquem tostados por igual, aproveite para “pescar” um e provar, pois vai poder corrigir os temperos e adaptá-los ao seu gosto, além de checar se a crocância do seu salgadinho já está no ponto.

Depois de pronto é importante deixar esfriar bem.

Guarde em saquinhos plásticos ou em potes com bom fechamento para mantê-los sempre crocantes! aproveitem!

Gostou? Então compartilhe...Share on Facebook31Pin on Pinterest1Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on Yummly0Email this to someonePrint this page

Comentários

comentários